SUBIR

Produtividade na construção civil: entenda como eliminar as perdas

A produtividade na construção civil é um dos principais indicadores que deve ser gerenciado em um empreendimento. Os índices de produtividade são diretamente responsáveis pelos resultados de uma obra, como:

• redução de custos;
• aumento dos lucros;
• retrabalhos;
• cumprimento de marcos e prazos estabelecidos.

É comum vermos engenheiros pensando em produtividade na fase de concepção do empreendimento, mas esse tipo de ideia não é tão frequente assim na fase de execução. É imprescindível certificar que os índices utilizados no planejamento estão sendo cumpridos, garantindo, entre outros benefícios, o cumprimento do cronograma da obra.

A busca por processos eficientes é uma constante na vida de alguns profissionais. Obviamente, problemas acontecem, mas não se pode deixá-los impactar o curso normal da obra. Interessou-se pelo assunto?

Então, continue a leitura deste artigo e entenda como eliminar as perdas por meio da produtividade na construção civil.


Organize o canteiro de obras

O canteiro de obras otimizado é fundamental para eliminar as perdas e conseguir os índices de produtividade desejados. É preciso deixar o canteiro de obras com um layout que favoreça a execução das atividades, o que aumenta a eficiência dos processos.

Um canteiro de obras organizado influencia diretamente na produtividade da construção. Sendo assim, é fundamental que a construtora conte com documentos padronizados, de acordo com as principais normas técnicas brasileiras, garantindo que o trabalho possa ser realizado o mais rápido possível e com um nível de qualidade admissível.

Procedimentos como recebimento de materiais — e o armazenamento e transporte deles até o canteiro — devem ser devidamente planejados. Dessa forma, não haverá problemas na produção por falta ou excesso de materiais.
 

Busque o máximo aproveitamento dos materiais

A construção civil é um setor conhecido por gerar muitos resíduos, impactando diretamente o meio ambiente. Porém, além dos impactos negativos em termos de sustentabilidade, os resíduos possuem outros tipos de impactos. Um dos mais nefastos é o prejuízo pelo desperdício de materiais não utilizados.

Portanto, é fundamental buscar equipamentos que possam maximizar a utilização dos materiais, evitando o desperdício. O uso de ferramentas inadequadas, e o emprego de processos manuais, podem ser os causadores da baixa produtividade.

O ideal é buscar equipamentos e ferramentas ideais para a realização das atividades. Mesmo que o aluguel desses equipamentos, às vezes, tenha um custo elevado, ele deve ser realizado. Em médio e longo prazos haverá economia, que compensará o preço do aluguel, e maior agilidade na execução dos serviços — que implica aumento da produtividade.
 

Use e abuse de novas tecnologias e ferramentas

O uso de ferramentas vai muito além de buscar o máximo aproveitamento dos materiais. Ferramentas mais novas são dotadas de itens mais modernos e tecnológicos, facilitando a vida dos operadores e, consequentemente, melhorando os principais indicadores de sua obra.

É preciso conhecer as novas tecnologias disponíveis no mercado, analisando a sua viabilidade e aplicando-as em seus empreendimentos. Obviamente, a compra de equipamentos é um processo extremamente delicado, principalmente pelo alto investimento a ser realizado.

Porém, não se esqueça de que é possível alugá-los. O aluguel de equipamentos pode ser uma grande vantagem, uma vez que sua obra terá as melhores ferramentas para executar as atividades previstas.

Deve-se destacar ainda que ao alugar um equipamento todo o processo de manutenção e reparos será feito pela empresa contratada, e não pela construtora. Assim sendo, a obra não será impactada caso haja alguma pane ou danos em seus equipamentos.

Fonte: Casa do Construtor



Veja mais Notícias

#paiolmadeiras

CURTA, SIGA E COMPARTILHE AS NOSSAS REDES SOCIAIS: