SUBIR

6 dicas simples para organizar suas ferramentas

Uma casa em ordem vai muito além de utensílios de cozinha bem organizados ou banheiro impecável. Afinal, quando precisamos efetuar algum reparo em nosso lar, certamente recorremos a uma série de ferramentas, que por sua vez necessitam de uma atenção especial de nossa parte para que estejam sempre à nossa disposição e em ordem.

Pensando nisso, hoje selecionamos 6 dicas simples para que você possa organizar as ferramentas com capricho e sem nenhum problema. Confira!

1. Separe-as por categorias

Em um primeiro momento, a dica é trazer todas as suas ferramentas para um local amplo e arejado, de modo a facilitar a separação e categorização dos equipamentos.

Você poderá agrupá-las, por exemplo, de acordo com o seu tamanho ou finalidade, como ferramentas manuais, elétricas e outros acessórios, tudo de forma a facilitar a sua vida na hora em que precisar encontrar algum item com rapidez.

2. Reserve um local específico para as suas ferramentas

Caso você tenha o hábito de guardar cada ferramenta em um local diferente, isso tornará um simples reparo na sua casa em um verdadeiro martírio na hora em que for necessário encontrar um alicate ou uma chave de fenda. Assim, uma excelente dica é reservar um espaço exclusivo para as suas ferramentas.

Você não precisa dedicar um cômodo inteiro da sua casa para isso. Um espaço pequeno, mas bem organizado, pode ser muito eficiente para que as suas ferramentas estejam sempre à sua disposição.

Caso você esteja relutante ou em dúvida, dê uma olhadinha em sua área de serviços, lavanderia ou qualquer outro espaço de sua casa e reflita por um instante se realmente não há um cantinho no qual todas as suas ferramentas podem ficar acomodadas e bem organizadas.

3. Livre-se de tudo aquilo que não tiver mais serventia

Na hora de organizar suas ferramentas, é essencial, em primeiro lugar, livrar-se de tudo aquilo que não tem mais utilidade. Instrumentos ou peças quebrados ou sem uso devem ser descartados, liberando espaço para aquilo que realmente está em boas condições de utilização.

Além disso, você pode aproveitar o momento para deixar o cantinho das suas ferramentas com a sua cara, podendo forrar prateleiras com materiais coloridos, como o EVA ou apostar em um papel de parede em alguma superfície.

4. Aposte em caixas organizadoras

Para deixar as suas ferramentas muito mais bem organizadas, você pode investir em acessórios específicos, como caixas de ferramentas ou caixas organizadoras multiuso.

Essas caixas são excelentes para o armazenamento e a organização de ferramentas grandes e pequenas, desde o seu conjunto de chaves de fenda até ferramentas elétricas, que ocupam um espaço maior.

5. Utilize painéis para organizar as ferramentas

Painéis de madeira com furos em toda a superfície são campeões em organização de ferramentas e nunca saem de moda.

Esses painéis, além de facilitarem a organização dos seus equipamentos, tornam a busca por uma ferramenta específica muito mais rápida, uma vez que os itens estarão ao alcance dos seus olhos.

6. Tenha disciplina para manter tudo sempre organizado

Com tudo organizado em seu devido lugar, o próximo passo é desenvolver a disciplina para manter tudo sempre arrumado e sem bagunça.

E isso é muito simples, bastando que você siga alguns passos, como:

  • devolver as ferramentas utilizadas para o seu devido lugar;
  • não acumular lixo no local onde as ferramentas ficam organizadas;
  • efetuar limpezas periódicas no ambiente;
  • encontrar um local apropriado para cada nova ferramenta adquirida.

Já entendeu como organizar as ferramentas de forma rápida e fácil? Então compartilhe essas dicas nas redes sociais e permita que muitas outras pessoas aproveitem esse conteúdo!

Fonte: YRU Organizer



Veja mais Notícias

#paiolmadeiras

CURTA, SIGA E COMPARTILHE AS NOSSAS REDES SOCIAIS: