Entre em contato através do nosso WhatsApp.
Contato Via

5 dicas simples para a manutenção da madeira

Publicado em 11 de maio de 2023

madeira é um dos materiais de construção mais presentes na decoração design, seja de casas ou ambientes comerciais, combinando com a criatividade de arquitetos e decoradores. Contudo, nem sempre as pessoas têm os cuidados necessários para a manutenção da madeira, que não só garante uma vida mais longa ao material, como também protege de pragas, como, por exemplo, o cupim.

madeira é extremamente resistente, contudo, por ser orgânica, necessita de uma atenção especial (independente do tipo).

Separamos valiosas dicas sobre como garantir que ela permaneça bonita e bem cuidada. Confira abaixo!

1. Evite a exposição ao sol
Essa dica pode parecer simplória, mas é extremamente importante. A luz solar excessiva danifica a madeira, descolore e dá um aspecto envelhecido à peça. Por isso, é sempre indicado protegê-la da luz.

2. Cuidado com as manchas
Objetos quentes, como panelas e refratários, mancham a madeira. Nesses casos, o ideal é usar toalhas e panos para a sua proteção. Copos com bebidas geladas também podem deixar marcas no material.

3. Limpeza
Não utilize qualquer produto, pois muitos são abrasivos e estragam a madeira. Prefira uma flanela levemente molhada com sabão neutro e certifique-se de sempre secar o objeto. A cera de abelha também é muito indicada, pois fornece proteção e preenche pequenas ranhuras. O já conhecido óleo de peroba também é sempre bem-vindo, pois hidrata o material.

4. Umidade
A umidade é vilã da madeira. Nesse caso, coloque a mobília pelo menos 3 centímetros longe da parede para evitar que haja acúmulo de mofo. A água, além de dilatar o material, também prejudica a sua conservação.

5. Ambiente externo
Se a madeira estiver em ambiente externo, certifique-se de que ela não estará em contato com a terra, já que existe um risco grande de ela apodrecer, ou, ainda, sofrer ataques de insetos e cupins. Para este fim, prefira madeiras de demolição e aplique uma camada de verniz protetor, em caso de o móvel estar sujeito à chuva ou sol.

 

Fonte: suaobra.com.br