Entre em contato através do nosso WhatsApp.
Contato Via

As 5 melhores ideias de decoração com madeira

Publicado em 21 de junho de 2023

A madeira é uma material versátil, que pode ser usado de diversas maneiras em todos os cômodos da casa. Além disso, ela combina muito bem com outros materiais. Por isso, vale a pena saber como fazer uma decoração com madeira.

Essa matéria-prima pode ser a protagonista do seu projeto de decoração, podendo ser usada no piso, no forro e como revestimento para paredes. Outra opção é usá-la em pequenos detalhes, como em alguns móveis ou objetos decorativos.

Sendo assim, você pode usar a madeira na sua casa da forma como gostar mais e como combinar melhor com os seus ambientes.

Quais são os tipos de madeira?

As madeiras podem ser divididas em duas categorias: naturais e industriais. O primeiro tipo não passa por nenhum processo industrial, sendo retirada da natureza e tratada para poder ser usada na produção de móveis, pisos, forros ou outras peças que são feitas com essa matéria-prima.

Algumas das vantagens da madeira natural é que ela é mais resistente, elegante e apresenta uma maior durabilidade. Alguns exemplos são:

  • Carvalho;
  • Pinho;
  • Madeira de demolição;
  • Cedro.

Já as madeiras industrializadas são aquelas que passam por processos industriais, como prensagem e laminação. Essas peças costumam ter preços mais acessíveis. Alguns exemplos desse tipo de madeira são:

  • MDF;
  • MDP;
  • OSB;
  • Compensado.

 

Como combinar a madeira com o estilo de decoração da casa?

A arquiteta Luísa Sifuentes explica que a madeira pode ser usada em qualquer estilo de decoração, contribuindo com a construção e características da identidade desse tipo de decor.

Isso por conta das diferentes tonalidades, aplicações e texturas do material. Segundo ela, “o importante é saber qual tipo de madeira marca mais cada estilo e em qual contexto deve ser usada”.

No boho, por exemplo, existe a predominância de madeiras claras e manchadas, com aspectos bem naturais – o Pinus e o Carvalho Americano são ótimas opções nesse caso.

Já no industrial, móveis com tons médios de madeira como o Freijó e o Cumaru, combinados com estruturas metálicas, em metalón preto, evidenciam bastante o estilo.

No estilo rústico, já é possível o uso de móveis fabricados a partir de madeiras de demolição e adquiridos muitas vezes por heranças familiares ou antiquários – nesses casos a madeira costuma ter um aspecto mais irregular e envelhecido.

5 ideias de decoração com madeira

1. Pisos de madeira

Decoração com piso e vigas de madeira.
Decoração com piso e vigas de madeira.

Uma das formas mais clássicas de usar a madeira na decoração é no piso, como mostra a foto acima. Quem quer uma casa mais elegante deve optar por madeiras naturais!, Jjá uma boa opção para um ambiente sofisticado é a madeira de demolição.

Contudo, também existem pisos fabricados com as versões industriais dessa matéria-prima.

Além disso, existem alguns pisos vinílicos e de porcelanato que imitam a madeira — essa pode ser uma boa opção para quem quer a estética do material, mas não quer investir nele.

2. Forros de madeira

Decoração com forros de madeira.
Decoração com forros de madeira.

Quem gosta do estilo de decoração rústica, ou quer deixar o lar mais aconchegante, pode apostar nos forros de madeira, como na imagem acima.

Qualquer cômodo da casa pode receber um forro de madeira. Também é possível escolher o tipo de madeira que será usada para esse fim.

É muito importante prestar atenção no ambiente no qual será instalado antes de fazer a escolha da madeira. Isso porque, se o cômodo for mais escuro, pode ser melhor usar um material mais claro.

Já se o ambiente for mais amplo e bem iluminado, você pode usar madeiras de qualquer tonalidade, incluindo as mais escuras.

Além de deixar o ambiente mais bonito e rústico, o forro de madeira ainda ajuda a proporcionar um isolamento térmico e acústico no cômodo.

3. Painel de madeira

Sala com painel de madeira.
Sala com painel de madeira.

Outra forma de usar essa matéria-prima na sua decoração é apostando em um painel de madeira para as paredes da sua casa, como o da foto acima.

Para não deixar o seu cômodo muito carregado, você pode escolher apenas uma parede dele para aplicar esse revestimento.

Além de também contribuir para o isolamento térmico e acústico do ambiente, a madeira ainda vai deixar o seu espaço mais bonito e aconchegante.

Uma opção de decoração com madeira nesse caso é instalar um painel feito com essa matéria-prima para servir de suporte para a televisão, que pode ser usado em uma sala de estar ou em um home theater.

4. Móveis de madeira

Ambiente com moveis de madeira elegantes.
Ambiente com moveis de madeira elegantes.

A madeira pode ser usada em dois formatos de móveis diferentes: os planejados e os soltos. Entenda, a seguir, como usar cada uma das variações.

Móveis planejados

A arquiteta Luísa Sifuentes explica que os móveis planejados são aqueles feitos sob medida e que costumam ser fixos. Os mais comuns são o painel de TV, armários de cozinha e banheiro, painéis com portas ocultas, entre outros. Neles, não se usa a madeira maciça, mas sim a lâmina de madeira natural.

Móveis soltos

Já nos móveis soltos, ela frisa que a madeira também tem uma enorme gama de aplicações, como nos pés e/ou tampos de mesas, aparadores, mesas de cabeceira.

Nesse caso, os móveis podem ser feitos de madeira maciça, demolição ou até combinadas com MDF.

Aqui, ela reforça, mais uma vez, a escolha do tipo de madeira, textura e cor, já que isso influencia diretamente no estilo do ambiente e é preciso tomar cuidado para não ficar muito pesado.

“O ideal é buscar sempre o equilíbrio. Por exemplo: se foi utilizada uma mesa de jantar com pés e tampo em madeira é importante que as cadeiras sejam mais leves. Podemos optar por assentos estofados e encosto com palhinha indiana e deixar a madeira só para a estrutura da cadeira, ou até utilizar cadeiras com estruturas metálicas que contribuem para essa leveza”, completa.

5. Acessórios de madeira

Cozinha rústica com acessórios em madeira.
Cozinha rústica com acessórios em madeira.

A arquiteta Luísa indica ser possível usar a madeira também em itens decorativos: “Esculturas de madeira, que podem até ser de parede, molduras de quadros, cachepôs, pendentes e adornos. Outra opção que além de decorativa tem aplicação térmica são as persianas de madeira que dependendo do estilo do ambiente ficam super sofisticadas”.

Fonte: meulugar.quintoandar.com.br