Entre em contato através do nosso WhatsApp.
Contato Via

Cantinho do churrasco: como montar o espaço perfeito na sua casa.

Publicado em 25 de setembro de 2023

Ter um espaço em casa dedicado ao churrasco é o sonho de muitos apaixonados por carnes, boa gastronomia e reuniões animadas com a família ou amigos.

Seja em um apartamento pequeno ou em uma casa espaçosa, é possível criar um cantinho do churrasco acolhedor e funcional para desfrutar de bons momentos de lazer ao lado de pessoas queridas com deliciosas carnes, vegetais e outros alimentos grelhados.

Para estruturar a área, o importante é que o quintal, a varanda ou o local da casa selecionado tenha tudo o que você precisa para reunir os convidados ao redor da brasa acesa.

Por isso, vamos explorar as principais dicas para montar o local perfeito para o seu lar neste artigo.

Como montar um cantinho do churrasco

Além de uma churrasqueira, você precisa de um local adequado para grelhar os alimentos. Afinal de contas, ter todos os itens necessários para fazer e servir o churrasco em um só lugar vai tornar o processo mais prático e garantir que tudo saia como deveria ser.

Por isso, é importante levar algumas dicas em consideração para criar uma área aconchegante e funcional para as suas necessidades.

A churrasqueira ideal para seu cantinho do churrasco

Se você mora em casa, a missão de montar o espaço que você sempre quis vai ser um pouco mais fácil.

Nesse caso, a escolha vai depender da metragem que você tem disponível no quintal. Os objetivos em termos de custo-benefício também farão toda a diferença para bater o martelo final e investir na melhor churrasqueira para o seu cantinho.

Mas se você mora em apartamento, também é possível fazer milagres com alguns modelos de churrasqueiras compactas e estruturar um espaço perfeito para colocar as carnes na brasa sempre que quiser.

Nesse sentido, vale lembrar que opções como churrasqueiras a gás, elétricas ou a carvão estão disponíveis no mercado. Considere o tamanho, a facilidade de uso e a manutenção antes de fazer sua escolha.

Antes de mais nada, o importante é apostar naquela que for mais funcional para o ambiente que você tem à disposição.

Escolha os móveis certos

Investir nos móveis corretos para cada ambiente é o segundo passo para manter o cantinho do churrasco mais funcional. Independentemente do estilo escolhido para o espaço, essa etapa é primordial para delimitar o espaço da área gourmet e definir onde cada coisa vai ficar.

Não dá para cozinhar com eficiência se você não souber onde estão os utensílios necessários, não é mesmo? Por isso, escolha um armário para guardar seu kit churrasco e demais itens importantes para fazer a confraternização acontecer, como copos, pratos e talheres.

Se o ambiente for mais espaçoso, invista também em uma mesa com um jogo de cadeiras. Aqui, as poltronas também são bem-vindas. O importante é levar em consideração a quantidade de pessoas que você costuma receber. Ou seja, quanto mais convidados, mais cadeiras serão necessárias.

Mas se você mora em uma casa ou apartamento menor, vale investir apenas no necessário.

Nesses casos, banquetas ou cadeiras desmontáveis, uma mesinha de canto ou de apoio e um armário aéreo para guardar os itens são suficientes para acender a churrasqueira em um cantinho do churrasco funcional e aconchegante.

Aposte nos revestimentos

Os revestimentos desempenham um papel fundamental na criação de um ambiente agradável e são fundamentais para facilitar a limpeza. Afinal de contas, além de contribuírem para o senso estético da área, eles também protegem a superfície de sujeira e respingos de gordura.

Nesses termos, opção é o que não falta para montar um cantinho do churrasco super charmoso e pra lá de funcional. Confira algumas opções:

  • Azulejos: escolhas clássicas para áreas de churrasco, eles são duráveis e fáceis de limpar;
  • Pedra natural: além de serem resistentes e de fácil manutenção, esses revestimentos trazem sofisticação à decoração;
  • Porcelanato: resistentes à desgastes e manchas, o porcelanato se destaca pela variedade de cores, texturas e acabamentos;
  • Tijolos: quem gosta de decorações rústicas vai adorar investir em tijolos aparentes.

    Como escolher o estilo certo para o ambiente

    O estilo do ambiente precisa transmitir a energia e personalidade dos moradores da casa. Dessa forma, independente do tamanho do espaço disponível, o local sempre vai ser convidativo e único.

    Estão entre as principais apostas:

    • Rústico: esse tipo de decoração é ideal para quem quer criar uma atmosfera acolhedora. Aposte em elementos naturais, como madeiras, pedras e tijolos aparentes;
    • Tropical: quer uma atmosfera mais descontraída? Esse estilo permite cores vibrantes e estampas que remetem à natureza, como móveis de fibra natural, vasos de plantas e almofadas com estampas florais;
    • Minimalista: quem prefere uma decoração mais clean e moderna pode evitar os excessos de objetos decorativos e investir em móveis com linhas simples e cores neutras. O objetivo é ser funcional e elegante ao mesmo tempo!

      Confira itens essenciais

      Invista em utensílios de qualidade para montar seu cantinho do churrasco. Itens como espetos, grelhas, pegadores, tábuas de corte, facas afiadas e outros equipamentos indispensáveis para um bom churrasco fazem toda a diferença!

      Também tenha em mãos acessórios práticos, como luvas térmicas, termômetro para carnes e uma escova para limpar a churrasqueira.

      Ah, e não se esqueça: sempre mantenha pratos, copos, talheres, guardanapos e temperos no local para evitar idas e vindas à cozinha. Em síntese, ter tudo em um só lugar vai facilitar o preparo do churrasco e garantir uma experiência mais confortável.

    Tenha uma área de apoio

    Ao montar seu cantinho do churrasco, lembre-se de ter uma área de apoio próxima à churrasqueira.

    Da mesma forma, instalar uma mesa ou uma bancada resistente para colocar os alimentos, temperos e demais ingredientes vai facilitar o preparo das carnes e descomplicar a hora de servir.

    Invista nos itens decorativos

    A decoração do seu espaço gourmet não vai se resumir apenas aos revestimentos e móveis. Em outras palavras, os itens decorativos, mesmo que poucos, desempenham um papel fundamental na personalização e charme do ambiente.

    Assim, são eles os responsáveis por adicionar toques de estilo e demonstrar sua personalidade. Por isso, é sempre válido investir em placas e quadros decorativos, almofadas temáticas, jogos de mesa para entreter os convidados, plantas e vasos e, é claro, uma iluminação adequada.

    Fonte: meulugar.quintoandar.com.br