Entre em contato através do nosso WhatsApp.
Contato Via

COMO CUIDAR DE MÓVEIS DE MADEIRA? 10 DICAS PRÁTICAS!

Publicado em 04 de janeiro de 2024

Mesmo que você não precise consertar seus móveis de madeira maciça, eles podem ficar desgastados após anos de uso diário. Felizmente, existem dicas de como cuidar de móveis de madeira que ajudam a prolongar a vida útil do seu mobiliário. Veja o que fazer — e o que evitar — neste artigo completo!

 

Como cuidar de móveis de madeira?

Cada tipo de madeira apresenta características, resistência natural e durabilidade próprias. Mas quando falamos em cuidados, geralmente, o que pode ser feito em móveis de um tipo de madeira se aplica a mobiliários confeccionados em outros.

Confira abaixo 10 dicas de como cuidar de móveis de madeira — sejam eles de madeira nunca usada ou de demolição.

1 – Limpe com água e sabão

Na maioria das vezes, um pano úmido e sabão neutro são tudo o que você precisa para limpar seus móveis. Após a limpeza, enxágue com um pano úmido sem sabão; em seguida, seque a superfície com um terceiro pano.

2 – Faça o polimento após a limpeza

É importante polir, pois, um pouco do polimento sai toda vez que você limpa seus móveis de madeira. Mas antes de polir, verifique se seu polidor de móveis não contém uma quantidade elevada de álcool. O álcool pode danificar o acabamento da madeira!

3 – Tire o pó dos móveis

Use um pano macio, seco e sem fiapos ou uma escova para tirar a poeira dos móveis. A limpeza frequente do pó ajuda a proteger o acabamento contra o acúmulo indesejado de sujeira!

4 – Use descanso de copo

Outra dica de como cuidar de móveis de madeira é sempre usar bases com fundo de feltro ou cortiça para reduzir os anéis de água desagradáveis. Nunca deixe a água ficar na superfície do mobiliário!

5 – Use jogo americano para apoiar pratos quentes

Colocar pratos quentes diretamente sobre uma superfície de madeira pode resultar em marcas de queimadura e manchas indesejadas.

6 – Mantenha os móveis longe da luz solar direta

A luz solar pode secar os móveis e desbotar as superfícies de madeira. O calor do sol também pode derreter os acabamentos e criar rachaduras difíceis de reparar!

Para garantir a durabilidade e conservação de móveis de madeira externos, o ideal é aplicar um tratamento de superfície a cada seis meses (impermeabilizante, óleo ou verniz, por exemplo). Além disso, você também pode abrigar seus móveis embaixo de um guarda-sol.

7 – Proteja os móveis dos animais de estimação.

Nossos amigos peludos podem acidentalmente arranhar e danificar móveis. Para evitar danos, proteja as superfícies de madeira com uma toalha de mesa de fibra natural, capa de cadeira ou almofada protetora.

8 – Não coloque cafeteiras embaixo dos armários superiores

O vapor das cafeteiras pode danificar o acabamento dos armários de madeira. Em vez disso, coloque cafeteiras em ilhas de cozinha ou outras áreas abertas.

Você também deve garantir que os móveis não sejam mantidos muito próximos de outras fontes de calor, como um radiador, pois podem rachar a madeira!

9 – Aplique verniz, óleo ou cera

Essa dica é especialmente interessante em casos de móveis de madeira de demolição. Se os móveis ainda não foram tratados antes da compra, aplicar um verniz ou óleo ajudará a proteger os móveis de manchas.

Se você deseja manter os detalhes do grão da madeira, o óleo é mais recomendado. Já o verniz dará um acabamento suave e brilhante que algumas pessoas podem preferir.

Mas se nem o verniz ou o óleo te agrada, considere encerar sua madeira de demolição. Nesses casos, é recomendado encerar com frequência nos primeiros meses de posse do mobiliário. Para manter a cor dos móveis, você pode usar cera transparente, que ajudará a evitar que fiquem muito escuros!

10 – Mova os móveis com cuidado

Dentre as dicas de como cuidar de móveis de madeira, uma que muita gente se esquece é de ter cuidado ao mover o mobiliário. É recomendado levantar os itens em vez de arrastá-los para evitar danificar as juntas — assim como arranhões no piso.

Como fazer a limpeza de móveis de madeira de demolição?

Geralmente, como já foi visto, escovar e limpar a superfície da madeira é suficiente para remover a poeira e os detritos domésticos mais comuns. No entanto, com mesas e outras superfícies de madeira de demolição, talvez seja preciso investir numa limpeza mais profunda.

Se você planeja usar produtos, evite os limpadores de móveis mais comuns, pois muitos são à base de amônia. Dependendo de como sua madeira de demolição foi acabada, esses produtos podem danificar a madeira porosa e remover sua pátina!

Em vez disso, experimente estes limpadores de madeira:

– para madeira de demolição não tratada, uma simples mistura de água, vinagre branco e uma pequena quantidade de azeite é suficiente para limpar a superfície sem causar danos desnecessários ao material. Também é totalmente natural e atóxico;

– para madeira de demolição tratada/selada, você tem várias opções seguras. Uma das mais comuns é usar uma cera de móveis de alta qualidade para limpar e tratar a superfície.

Outra alternativa é usar um sabão para móveis de madeira à base de óleo. Siga cuidadosamente as instruções fornecidas pelo fabricante para obter os melhores resultados.

Em ambos os casos, sempre use panos macios e sem fiapos ao limpar qualquer móvel de madeira de demolição. Estes protegerão melhor a madeira, especialmente as peças tratadas, de arranhões, bem como qualquer fiapo residual!

Como evitar marcas na madeira?

A principal recomendação seria usar jogos americanos e porta-copos sempre que colocar algo quente na superfície. Esta realmente será a melhor maneira de evitar marcas de anel!

Também é recomendado limpar qualquer derramamento o mais rápido possível para evitar manchas.

Além disso, ao escrever, evite que a caneta faça impressões usando um bloco embaixo da folha de papel.

Dicas para proteger a madeira da umidade e do ressecamento

  • Evite colocar móveis de madeira em banheiros úmidos ou áreas de lavanderia. Ou tenha a certeza de que seus móveis tenham recebido tratamento para resistir à umidade.
  • Mantenha uma temperatura consistente em sua casa. Mudanças dramáticas de temperatura podem afetar os níveis de umidade — o que pode gerar mais umidade no ar.
  • Não deixe sua casa ficar muito seca. Áreas excessivamente secas podem fazer com que seus móveis de madeira encolham, se partam ou se tornem quebradiços.
  • Proteja as superfícies de madeira do contato direto com a água. Coloque superfícies de vidro sobre tampos de mesa ou use descanso para copos, suportes e toalhas, e almofadas de fibra natural para proteger seus móveis de superfícies quentes ou molhadas.
  • Nunca permita que a umidade fique presa entre o vidro e uma superfície de madeira. Certifique-se de que as superfícies estejam completamente secas antes de substituir o vidro.

 

Como encerar os móveis de madeira de demolição?

A cera permite que as variações naturais no tom da madeira de demolição apareçam. Assim, essa é a melhor forma de nutrir e proteger a madeira!

Você pode encerar seu móvel quantas vezes quiser. Entretanto, é recomendado pelo menos uma cera mensal durante os primeiros 3 meses, pois ela se adapta ao calor da sua casa. Depois disso, mantenha a regularidade de uma vez a cada dois meses.

Passo a passo de como encerar

1 – Tudo o que você precisa é de um pano velho que você pode usar para aplicar a cera generosamente em seu móvel.

2 – Esfregue-o ao longo do veio da madeira para garantir que ele penetre em todas as áreas.

3 – Depois de encerar, é melhor deixá-la por aproximadamente 30 minutos.

4 – Após 30 minutos, use outro pano limpo para remover o excesso e dar um lustre bem leve.

 

Fonte: baraodosmoveisrusticos.com.br.