Entre em contato através do nosso WhatsApp.
Contato Via

Como economizar na Construção: 5 dicas para deixar uma obra mais Barata

Publicado em 10 de novembro de 2023

Se você é engenheiro ou arquiteto e está trabalhando em um projeto de obras, já deve ter pensado em maneiras de economizar na construção sem interferir no resultado. De fato, esse é um segmento que apresenta muitos gastos. Mas, existem algumas estratégias que podem ser seguidas para deixar a obra mais barata.

Falaremos um pouco mais sobre o assunto no post de hoje. Continue nos acompanhando e confira algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa!

Quais são os custos de uma obra?

O custo de obra é como um orçamento que considera os valores necessários para construir ou reformar. Basicamente, é a estimativa de todos os gastos e despesas, incluindo os materiais, equipamentos, impostos, entre outros.

Podemos dizer que esses gastos são divididos em dois grupos, sendo os custos diretos e os indiretos. 

Custos diretos

Os custos diretos representam até 90% do valor de um projeto. Em geral, são gastos que se aplicam na construção e diretamente se relacionam com materiais, aluguel de equipamentos e mão de obra.

Custos indiretos

Já os custos indiretos também são despesas que estão relacionadas com a obra, porém, não diretamente aplicados a ela. São as taxas referentes à água, luz elétrica, impostos, seguros, honorários de colaboradores e várias outras despesas, representando de 10% a 30% do total.

E quais as formas de economizar na construção? 

Como vimos, para a realização de uma obra é necessário desembolsar uma boa quantia, afinal, os gastos são diversos, tanto com materiais, como a mão de obra e outros fatores.

Porém, não existe nada como uma boa pesquisa e referências para que a obra tenha um valor mais barato, não é mesmo? Confira abaixo 5 dicas para diminuir os gastos e economizar na construção.

1 – Buscar ajuda de profissionais qualificados

A escolha dos profissionais é um dos primeiros passos, pois esses serão os envolvidos em praticamente todo o projeto. Assim sendo, é importante buscar pessoas que apresentam boas ideias e encontrem as melhores soluções, sem perder tempo com contratações e gerando mais gastos.

2 – Pesquisar os materiais

Para economizar também é importante pesquisar o valor dos materiais. É fundamental ir às lojas e pesquisar na internet os valores, comparando os preços. Deve-se pensar em todos os materiais que serão utilizados e sempre organizar os cálculos.

3 – Fazer o orçamento de obras

Conforme dissemos, é por meio do orçamento de obras que se tem uma ideia dos gastos de uma construção, e assim será possível saber o que cabe no seu bolso.

Ao ser elaborado, o orçamento deve considerar as despesas, materiais, mão de obra, serviços, equipamentos, entre outros fatores.

4 – Pensar em uma estrutura adequada ao orçamento

A estrutura da obra possui ligação com os custos da construção. Neste caso, espaços integrados podem ser uma alternativa, pois demandam menos materiais e podem dar a sensação de amplitude ao local, mesmo se for um cômodo pequeno.

Também é possível buscar uma estrutura que não tenha muito recorte, algo que facilitará a execução e ao mesmo tempo, ajudará na economia e mão de obra.

5 – Evitar o desperdício de material

Em uma obra, muitas vezes, ocorre o desperdício de materiais que não foram utilizados. Por isso, para economizar e não ser necessário realizar uma nova compra, deve-se utilizar tudo o que já foi comprado até o final, evitando jogar qualquer coisa fora.