Entre em contato através do nosso WhatsApp.
Contato Via

Como instalar prateleiras e nichos na parede

Publicado em 21 de fevereiro de 2023

As prateleiras e nichos são maneiras simples e versáteis de brincar com a decoração da sua parede. Além de deixar seu ambiente muito mais animado, também ajudam a organizar objetos. E a melhor parte é que você decide o que colocar neles: separe livros, plantas, porta-retratos ou objetos decorativos e deixe seu espaço com a sua cara!

Você pode escolher colocar uma única prateleira, fazer uma estante vertical ou uma composição com nichos. Brinque com as cores, texturas e tamanhos variados e encontre a composição ideal para o seu ambiente. Depois de escolher o modelo e decidir onde colocar, é só arregaçar as mangas para a instalação. Você morre de medo de pegar na furadeira? Não se preocupe, essas dicas são pra você! Acompanhe nosso passo-a-passo de como instalar prateleiras e nichos para ver como é fácil!

Vamos começar listando o material que você precisa ter na sua casa:

  • Furadeira e brocas
  • Chave de fenda ou Philips
  • Lápis, trena e nível
  • Escada (se a prateleira ou nicho for ficar no alto)

Como instalar prateleiras com mão francesa

Além do nosso checklist básico, na hora de comprar a prateleira, verifique se ela já vem com tudo o que precisa.

  • Mãos francesas (no mínimo duas, mas podem ser mais dependendo do comprimento da prateleira)
  • Parafusos e buchas apropriados para a mão francesa e para o tipo da sua parede.

Marque na parede a posição e a altura desejada da prateleira. Segure a prateleira na marcação e use o nível para corrigir a posição e garantir que ela está reta. Trace uma linha na parte de baixo da prateleira, para servir de referência para as mãos francesas.

Segure a mão francesa na parede e marque com o lápis os pontos de furação.

Fure a parede, coloque as buchas e parafuse as mãos francesas. Depois de já estarem bem firmes, posicione a prateleira e parafuse na mão francesa.

  • DICA: Se sua prateleira tem mais de duas mãos francesas, instale primeiro as duas das extremidades, posicione a prateleira e use de referência para marcar as demais.

Como instalar prateleiras com suporte embutido

As prateleiras com suporte embutido são elegantes, práticas e fáceis de instalar. As prateleiras prontas já vêm com o kit de instalação, que você pode conferir aqui:

  • Prateleira para suporte embutido
  • Suporte(s)
  • Parafusos e buchas apropriados

Existem dois tipos de suporte embutido:

  • Suporte único
  • Suportes separadossuporte único é o mais prático de todos. Para instalá-lo, marque a posição e a altura da prateleira na parede. Segure o suporte na marcação e use o nível para acertar a posição.

    Os suportes separados exigem um pouco mais de preparação: primeiro, faça marcações na parte de baixo da prateleira bem aonde estão os encaixes para os suportes. Posicione a prateleira na parede no lugar desejado e acerte com o nível. Marque na parede a posição dos suportes, com a ajuda da marcação que você fez na prateleira.

    A partir daqui, o ritual é o mesmo: Segure o suporte no lugar marcado e marque os pontos de furação; fure a parede, coloque as buchas e parafuse o suporte. Depois, é só encaixar e prender a prateleira.

    Como instalar nichos na parede

    Os nichos dão volume e decoram a parede mesmo sem nenhum objeto dentro deles. Podem ter diferentes formatos, serem abertos, fechados, coloridos ou madeirados, e vão trazer mais modernidade e vida na sua decoração.

    Vamos abordar aqui o tipo mais comum de fixação: nicho na parede com parafusos embutidos. Esses nichos já vêm com os encaixes presos a eles, e tudo o que você precisa fazer é colocar os parafusos no lugar certo da sua parede.Para não errar, você pode usar um gabarito de papel exatamente do tamanho do seu nicho. Coloque o gabarito sobre o nicho e faça um furo sobre cada ponto de encaixe do parafuso. Use esse gabarito para te ajudar a visualizar e posicionar o nicho na sua parede, além de marcar os pontos de furação. Para garantir que seu nicho não vai ficar torto, use o nível e a superfície do nicho para acertar os pontos. Fure a parede, coloque a bucha e rosqueie os parafusos, mas não até o final: deixe um pouco da ponta para fora, para que a cabeça do parafuso entre no encaixe.

 

Fonte: blog.easydeco.com.br/