Entre em contato através do nosso WhatsApp.
Contato Via

Cores e materiais: As tendências para 2023

Publicado em 18 de maio de 2023

O início de um novo ano é sempre de grande reflexão, exploram-se metas e definem-se prioridades. A nossa casa e os ambientes onde passamos mais tempo são o nosso porto seguro, fazem parte de todas as decisões e, por isso, é importante pensar neles quando se inicia um novo ciclo.

A cada ano que passa, as tendências de cores, moda, design, arquitetura ou decoração são renovadas. As tendências, para além de inspirarem, definem padrões estéticos nos mais diversos campos de atuação estão inteiramente ligadas com os comportamentos sociais e de consumo.

Tendências 2023

Para 2023, encontramos como tendência:

  • Cores vibrantes
  • Verde das plantas
  • Cor dos materiais naturais
  • Eficiência energética

Nas tendências de cores do ano, indicações transversais a todos os campos, desde o mundo da moda, à arquitetura ou decoração de interiores, destacam-se as paletas de cores neutras e naturais, que são invadidas pelos azuis, verdes, amarelos e violeta. Estas cores são as apostas para a próxima estação e acreditamos que se firmem como influência para todo o ano.

As agências de estudos de moda e design, identificam três macrotendências para 2023:

  • Natureza
  • Empoderamento
  • Cura universal através da inclusão

Estas macrotendências, aliadas à criatividade, ousadia e personalidade darão origens às mais variadas soluções através da mistura dos materiais e estilos, conferido durabilidade e valor aos projetos.

A mistura de materiais ganha força e reafirma a ideia de universalidade e versatilidade. A combinação de materiais mais frios e de aparência mais rústica, com materiais mais quentes e acolhedores, permitem a criação de ambientes que respondem a todos os gostos. Quando conjugados com texturas, estampados e cores, conferem ainda mais personalidade e individualidade aos projetos.

Como nem tudo é novo, a intenção de trazer a natureza para dentro dos ambientes, seja com o uso de plantas ou através dos mais diversos materiais naturais e estampados, continua a ter destaque e cada vez mais adeptos. O que começou como tendência é, neste momento, algo assumido e estabelecido. O natural dá um toque especial aos projetos e aproxima o exterior ao interior das construções.

Qualquer que seja a indicação de cores e materiais para o ano de 2023, o mundo do design tem uma agenda clara, a sustentabilidade e o conforto, através da criação de ambientes aconchegantes e convidativos. Resistência e durabilidade, aliadas aos materiais com maior preocupação ecológica e a procura pelo resultado estético, são determinantes para a tomada de decisão num projeto.

A ambição por lugares melhores, por uma arquitetura e construção mais consciente e versátil, sem abrir mão da inovação, fazem com que o material, aparência e paleta de cores Viroc e Valchromat, estejam em sintonia com as tendências para a nova estação.

A versatilidade e a presença de coloridos sóbrios, ditado pelas tendências de fluência e sintonia com o meio natural, colocam Viroc e Valchromat alinhados, na perfeição, com esta nova forma de ver as estruturas: coloridas, resistentes, conscientes e integradas tanto aos espaços, como a paisagem.

Torna-se fácil combinar a aparência natural do cimento e da madeira com os mais diversos materiais, mantendo a procura pela valorização dos padrões naturalistas e formas fluidas, sem perder o realismo e a consciência de soluções esteticamente bonitas, mas também eficientes.

A paleta de cores de Valchromat permite combinar, complementar e contrastar, com a cores tendência para o ano 2023, sem perder o foco na resistência. Alám da possibilidade, quase infinita, de maquinação que o material permite, sem perder as características, o que dá lugar a criações incríveis e personalizadas.

Como explorar Viroc e Valchromat

  • Explorar o uso do Viroc em exteriores, tirar partido da sua aparência, conjugada a componentes de isolamento térmico e acústico.
  • Explorar o uso de Viroc em interiores, como paredes, pavimentos e tetos, combinado com a paleta de cores de Valchromat. Para além da variedade de cores, é necessário realçar a resistência a cargas e humidade dos painéis Valchromat, perfeitamente ajustado com a criação de ambientes modernos e acolhedores.
  • Nunca perder o foco na eficiência e sustentabilidade

 

Fonte: investwood.pt