Entre em contato através do nosso WhatsApp.
Contato Via

Estilo colonial: saiba quais são suas características e como aplicar em casa

Publicado em 28 de agosto de 2023

Na hora de decorar sua casa, o importante é imprimir a sua personalidade. Se você tem um perfil mais tradicional, o estilo colonial é uma boa opção.

Por reunir várias características interessantes, é um dos principais estilos de decoração. No entanto, exige cuidado para não confundir com o rústico, o contemporâneo e o clássico.

Entenda como aplicar o estilo colonial na sua casa, quais são os móveis ideais, a arquitetura e itens importantes de decoração.

O que é o estilo colonial e qual sua relevância na decoração de interiores?

Sala de jantar em estilo colonial.
Sala de jantar decorada em estilo colonial.

O estilo colonial é uma decoração que remonta aos europeus, nos países colonizados pelas nações desses continentes. Ao mesmo tempo, tem toques dos povos nativos, o que gera uma grande riqueza de detalhes, como você pode notar na imagem acima.

Assim, a sua relevância na decoração de interiores é por carregar parte da história do Brasil.

Normalmente, a decoração colonial combina tijolos, madeira e pedras a uma paleta de cores que lembra a natureza. As tonalidades mais usadas são o bege, o marrom e o branco.

Com a combinação desses elementos, o resultado é um ambiente sofisticado e aconchegante. Além disso, os móveis coloniais puxam para o lado rústico e são complementados por cerâmica, porcelana e renda.

O que significa estilo colonial?

Estilo colonial significa uma estética vinda dos países europeus e que foi aplicada nas nações colonizadas. Esse era o modelo aplicado nos séculos 16 e 17, quando as grandes empreitadas marítimas eram realizadas. Com a influência dos povos nativos, criou-se uma decoração cheia de detalhes.

Quais as principais características do estilo colonial?

As principais características do estilo colonial são uma reunião de elementos clássicos e rústicos. Ainda há simplicidade e elementos que remontam à vida no campo. Assim, os ambientes são mais confortáveis e aconchegantes, trazendo o tradicional aliado à sofisticação.

Quais as principais características da arquitetura colonial?

As principais características da arquitetura colonial são:

  • Uso de telhados em formato de pirâmide e telhas;
  • Janelas retangulares com arcos em pedra;
  • Portas grandes com detalhes ornamentais;
  • Paredes construídas com adobe ou tijolo;
  • Casas com 1 a 3 pavimentos;
  • Uso de materiais locais, como tijolo, pedra e madeira;
  • Incorporação de elementos arquitetônicos e artísticos de outras culturas.

Como são os móveis do estilo colonial?

Sala de estar em estilo colonial.
Interior de uma casa com estilo colonial.

Os móveis do estilo colonial têm muitos detalhes e um aspecto antigo e rústico. É comum terem entalhes e formas torneadas. Por isso, são elegantes e luxuosos, como na imagem acima.

Alguns exemplos são as mesas de jantar em madeira, as cristaleiras e as camas com dossel. Também é comum usar tapetes com estampas.

Os móveis costumam ser herdados ou adquiridos em antiquários. São robustos e podem ter vidros e espelhos para complementar o visual.

Como são os elementos decorativos do estilo colonial?

Móveis em estilo colonial.
Cadeiras e mesa em estilo colonial.

Os elementos decorativos do estilo colonial costumam ter tons terrosos e cores neutras para remeter aos elementos naturais, como no exemplo da imagem acima. A ideia é trazer uma sensação rústica, mas agradável e de frescor ao ambiente.

A iluminação também é um aspecto importante. Por isso, são usadas janelas grandes e cortinas de tecidos finos. Além de facilitarem a entrada dos raios solares, trazem uma sensação de leveza.

Os puxadores dos móveis costumam ser feitos de metal, especialmente cobre. As madeiras maciças mais usadas são mogno, ébano e peroba. Para poltronas e sofás, os tecidos claros com estampas florais e o couro escuro são boas opções.

Vale a pena destacar que a decoração colonial privilegia o uso de materiais nobres, como porcelana, renda e cerâmica. Eles são combinados a tecidos simples, junco e palha trançada.

Qual é a origem e a história do estilo colonial?

Foto da cidade de Diamantina, em Minas Gerais.
Foto de casas e igreja da cidade de Diamantina (MG) que ainda preserva todos os aspectos da arquitetura de decoração coloniais.

A origem e a história do estilo colonial começa nos séculos 16 e 17, no auge da colonização europeia ao redor do mundo. Essa decoração e arquitetura nasceu sob influência do Renascimento e do Barroco, introduzida na América Latina e na América do Norte.

As características variam de acordo com a região, inclusive por absorver detalhes da cultura local. De toda forma, o estilo é funcional, simples e delicado.

Como eram as casas no período colonial?

As casas no período colonial eram edificações de 1 a 3 pavimentos, com varanda, beirais e colunas. O telhado costumava ser feito a partir de telhas de barro, enquanto as paredes eram de pau a pique ou taipa de pilão. Apenas as casas mais ricas eram feitas de tijolos ou pedra e barro.

Dentro desse contexto, as principais características eram:

  • Porta principal simétrica e grande;
  • Grande quantidade de janelas para favorecer a iluminação e a ventilação naturais;
  • Janelas fabricadas com vidro e acabamento em madeira no estilo veneziano;
  • Telhado com diferentes quedas de água para facilitar o escoamento e trazer volume à construção;
  • Colunas para sustentação do telhado e criação de uma varanda na parte da frente;
  • Fachada com diferentes materiais, por exemplo, é possível combinar pedras, madeira e pintura;
  • Pisos em tons terrosos ou madeira.

Quais são as vertentes do estilo colonial em diferentes regiões do mundo?

Veja mais sobre as vertentes do estilo colonial em diferentes regiões do mundo.

Estilo colonial brasileiro

Recebeu influência dos portugueses, dos abrigos de pescadores, ocas indígenas e decorações rústicas tradicionais. A arquitetura tem um visual iluminado, receptivo e aconchegante, como é possível ver em cidades históricas, como Ouro Preto.

Estilo colonial americano

Nos Estados Unidos, os ambientes com essa decoração são sofisticados. Os móveis coloniais são fabricados em madeira maciça e sem grandes ornamentos. Assim, há mais simplicidade.

Estilo colonial mineiro

Específico das casas em Minas Gerais, tem a madeira como predominante, além de grandes portas e janelas. São utilizadas muitas plantas e toques do estilo rústico.

Estilo colonial espanhol

É predominante no chamado Novo Mundo e nas Índias Orientais. A base dessa decoração colonial é o estilo barroco, com rebuscamento de detalhes. As formas também ganham algum movimento. Assim, o interior é simples, mas confortável.

Já as fachadas tendem a ser imponentes. Isso reflete a influência islâmica, já que a Espanha foi colonizada pelos árabes.

Estilo colonial francês

Influenciou a América do Norte, o Caribe, o Senegal, a Guiana Francesa e Benin. É marcada por edifícios caros e grandiosos, além de casas geminadas.

Como decorar sua casa no estilo colonial?

Sala de estar no estilo colonial. Móveis de madeira maciça e couro.
Sala de estar no estilo colonial.

Confira algumas dicas para decorar sua casa nesse estilo elegante:

Saiba as medidas dos ambientes

Comece planejando as suas ações e sabendo qual é o espaço disponível na sua casa. A partir disso, você poderá escolher os detalhes.

Então, use uma trena para fazer uma medição precisa. Deixe claro a altura do pé-direito e o comprimento das paredes. Considere também a posição de portas e janelas para escolher móveis coloniais proporcionais ao tamanho do espaço.

Busque referências da decoração colonial

Encontre inspirações para fazer um planejamento para sua casa. Verifique ideias de móveis, cores para a casa, possíveis elementos decorativos (como tapetes e almofadas) etc. Tudo isso ajudará a criar um ambiente mais harmônico.

Faça esboços

Desenhe o que pretende fazer na sua casa, dentro do estilo. Você pode fazer em um papel ou usar um aplicativo para isso. A ideia é ter uma representação visual para saber se o resultado será igual ao esperado.

Use cores neutras

Opte por usar branco, bege e marrom nas paredes e em boa parte dos móveis. Você pode investir em alguns elementos decorativos mais chamativos, mas a simplicidade sempre é mais indicada.

Escolha elementos clássicos

A decoração colonial exige itens decorativos mais clássicos e históricos. Por exemplo, baús, candelabros, lustres etc. Tudo isso ajudará a dar o toque desejado.

Como preservar e manter o estilo colonial na decoração?

Para preservar e manter o estilo colonial na decoração, vale a pena investir na madeira, especialmente em móveis antigos. Você também deve usar outros materiais, como junco, palha trançada, renda, cerâmica e porcelana.

Além disso, busque uma casa com arquitetura colonial. Ou seja, com janelas e portas grandes, além de outros elementos. Dessa forma, ficará mais fácil preservar esse estilo.

Fonte: meulugar.quintoandar.com.br