Entre em contato através do nosso WhatsApp.
Contato Via

Modelos de varanda: conheça as opções e veja como criar um refúgio em sua casa

Publicado em 25 de outubro de 2023

À primeira vista, a varanda pode parecer só mais um espaço como qualquer outro. Contudo, diferente do que muitos pensam, esse ambiente é capaz de se transformar em um verdadeiro refúgio para relaxar ou, até mesmo, um local para reunir memórias com a família e amigos em um dia de churrasco, por exemplo.

Nesse sentido, ter uma casa com varanda é uma excelente oportunidade para reservar um espaço para esses momentos. Por isso, é preciso entender que pequenos detalhes e escolhas inteligentes podem transformar sua varanda em um lugar único!

O que é uma varanda?

Primeiramente, é necessário entender o que é uma varanda, já que por vezes surgem dúvidas.

Diferente de uma sacada, a varanda  é um espaço externo que se estende a partir de um cômodo. Ou seja, ela é integrada à mesma estrutura da casa ou apartamento.

Quais as vantagens de ter varanda?

Cada pessoa pode encontrar diferentes usos e benefícios para a varanda. Isso vai de acordo com seu estilo de vida e preferências. Apesar disso, algumas vantagens costumam ser comuns, como, por exemplo:

Espaço ao ar livre

A varanda proporciona um espaço externo dentro de casa, permitindo contato com o ar fresco e a sensação de estar ao ar livre diretamente do seu lar.

Visão privilegiada

Uma varanda é o local perfeito para ter uma visão ampla do espaço ao redor.

Se você mora em casa, por exemplo, é possível aproveitar uma vista panorâmica do ambiente externo. Se você mora em apartamento, a varanda possibilita uma vista privilegiada do bairro e da vizinhança ao redor.

Área de convívio

Como dito anteriormente, a varanda pode se tornar o espaço perfeito para receber visitas e aproveitar momentos de lazer com amigos e familiares.

Valorização do imóvel

Uma varanda bem projetada e funcional pode trazer muito valor ao seu imóvel. Isso porque o espaço oferece grandes vantagens em termos de qualidade de vida e acaba atraindo compradores, caso pretenda vender o imóvel um dia.

Modelos de varanda

Existem diversos modelos de varanda, e cada um deles pode ser adaptado para combinar com diferentes estilos e necessidades. Confira alguns tipos a seguir:

Casa com varanda frontal

Além do espaço extra para convívio ao ar livre e um ambiente para momentos de relaxamento apreciando a vista ao redor, a varanda frontal pode cumprir também um papel de proteção da entrada da casa, já que ela ajuda a evitar a incidência direta do sol e protege a residência contra a chuva.

O projeto da varanda vai variar de acordo com o seu estilo e preferências. Contudo, é comum que o ambiente tenha poltronas e mesas apropriadas para a área externa.

Varanda gourmet

Esse é um dos modelos de varanda mais procurados atualmente. Esse sucesso se dá especialmente pela possibilidade de fazer um local apropriado para atividades relacionadas à culinária e ao lazer dentro da própria casa.

O lugar é perfeito para receber convidados e aproveitar momentos agradáveis cercado de muita comida gostosa.

O estilo e funcionalidade da varanda vai depender do espaço disponível e das suas preferências. Porém, é comum o espaço conte com alguns itens essenciais, como pia, bancada, churrasqueira, mesa e cadeiras.

Varanda fechada

Nesse modelo, a varanda é totalmente fechada. Geralmente, esse processo é feito com janelas ou com um fechamento de vidro.

Essa opção é mais comum em apartamentos e oferece diversas vantagens: além de ser uma extensão do espaço útil do lugar, o estilo de fechamento permite aproveitar a varanda durante todo o ano, independente das condições climáticas.

Varanda integrada

Esse modelo de varanda tem como objetivo integrar totalmente o espaço interno com o espaço externo da casa ou apartamento.

Geralmente, a varanda integrada é projetada com uma abertura ampla, como portas de correr, que permitem a conexão fluida entre os ambientes, criando uma sensação de continuidade e ampliando a área de convívio.

Outros modelos de varanda

As possibilidades são muitas: de varandas aconchegantes e intimistas, perfeitas para desfrutar de momentos de relaxamento, à varandas gourmet e convidativas. O importante é que o espaço tenha a sua cara e permita compartilhar momentos incríveis com a família e amigos!

Fonte: meulugar.quintoandar.com.br