Entre em contato através do nosso WhatsApp.
Contato Via

Peseira: o que é, para que serve e como usar na decoração do quarto

Publicado em 26 de julho de 2023

É no quarto que se busca refúgio e tranquilidade ao final de um longo dia. Por isso, é importante que o espaço seja acolhedor, além de transmitir estilo e sofisticação.

Afinal de contas, as horas de descanso e relaxamento merecem um ambiente aconchegante e bem decorado.

Alguns detalhes como as peseiras estão entre os elementos que podem transformar a atmosfera desse ambiente e acrescentar um toque de personalidade à decoração.

Afinal, o que é peseira?

A peseira é uma faixa de tecido ou manta colocada sobre o lençol na parte inferior da cama, na altura dos pés.

Ao contrário do que muitos podem pensar, a peça é mais do que um objeto decorativo, pois além de adicionar elegância ao quarto, também desempenha um papel funcional.

Sabe aqueles dias com clima mais ameno, que tudo o que você quer é tirar um cochilo rápido após o almoço sem desarrumar a cama, por exemplo? No lugar de desdobrar o edredom, você pode simplesmente puxar a peseira para se aquecer!

Depois do cochilo, é só arrumá-la de forma rápida e vida que segue.

É comum que as peças sejam usadas em cama de casal. Contudo, esse item também cai bem em camas de solteiro e até mesmo infantis. O importante é pensar o objeto como um item que acrescenta charme e conforto ao ambiente.

Tipos de peseira

Seja você mais contemporâneo e vibrante ou alguém que prefira um estilo clássico e elegante, é possível encontrar peseiras de diferentes materiais, estilos, designs e cores.

Há uma variedade de escolhas para atender o seu gosto pessoal e combinar o item com a decoração do quarto. As opções vão desde tecidos mais sofisticados, como o pelo fake, até peseiras em tecidos suaves, como o linho.

Conheça alguns modelos:

Crochê

Se você gosta de peças artesanais, vai adorar investir em uma peseira de crochê! Normalmente o item é confeccionado manualmente, com um tecido mais grosso, como a lã.

Esse modelo é ideal para os períodos de clima frio.

Pelo fake

O utensílio é encontrado em tons neutros, quentes ou mais vibrantes, como os que imitam pelagens de animais. Se você busca por decorações mais rústicas, aposte nessa escolha!

Esse tipo de peseira pode não ser uma boa opção para o quarto de pessoas alérgicas por conta dos pelos.

Linho

Quer deixar seu quarto mais sofisticado e moderno? Então invista em uma peseira de linho!

O tecido natural e leve faz com que esse tipo de peseira seja agradável para as estações mais quentes do ano. É possível encontrá-las de todas as cores.

Tricô

Assim como o crochê, o tricô é feito com tecido de malha ou novelo de lã grossa. Essa é uma boa escolha para quem procura se esquentar no inverno.

Microfibra

O tecido é feito de fibras sintéticas, um material que ajuda a conter o acúmulo de poeira. Por isso, diferente das lãs e dos pelos, essa é uma boa alternativa para os alérgicos.

O material é macio e pode ser encontrado em diversas cores.

Cashmere

Se você busca sofisticação, vai gostar da peseira feita de cashmere!

A peça é feita de lã e fibra, o que garante a durabilidade do material por mais tempo.

Além de trazer refinamento para o ambiente, a opção é uma boa escolha para garantir o conforto em dias mais frios.

Como escolher o tamanho ideal?

Levar em consideração o tamanho dos itens do seu quarto é fundamental para escolher a peseira certa para cada tipo de necessidade! Confira:

Tamanho da cama

Primeiramente, é preciso identificar qual o modelo da cama. Medir a largura e altura do móvel pode te ajudar nesse momento, caso você não tenha essa informação. Assim, você poderá comprar uma peça que seja proporcional ao tamanho da cama.

O recomendado é que a peseira seja um pouco maior que a largura do móvel e caia sobre as laterais da cama para oferecer um efeito visual refinado.

Por isso, leve em consideração as medidas:

  • Cama king size: 2,03m de altura por 1,93m de largura
  • Cama queen size: 1,98m de altura por 1,58m de largura
  • Cama de casal: 1, 88m de altura por 1,38m de largura
  • Cama de solteiro: 1,88m de altura por 0,90m de largura

Tamanho da peseira

O comprimento da peseira é outro ponto a se considerar. Em camas de casal ou queen, por exemplo, uma peça longa ficará mais harmônica.

Por outro lado, um item mais curto será suficiente para adicionar o charme que você procura em camas de solteiro.

Avalie também a altura da peseira. Lembre-se que a função do item é trazer sofisticação ao quarto. Por esse motivo, se a peça atrapalhar a organização da roupa de cama ou ficar longa ao ponto de obstruir a passagem, considere procurar outro modelo.

Como combinar a decoração?

Ao investir em uma peseira, leve em consideração a paleta de cores e estilo do seu quarto.

Se o ambiente é minimalista, escolha uma peça discreta e com cores neutras. Por outro lado, se deseja trazer contraste ao local, opte por um tom diferente da roupa de cama e do quarto.

O monocromático também é uma opção. Você pode combinar a cor da peseira com a cor do lençol e edredom para trazer harmonia visual para o quarto, por exemplo. Por fim, se procura por algo mais ousado, aposte nas peseiras com estampas e texturas diferentes.

Fonte: meulugar.quintoandar.com.br