Entre em contato através do nosso WhatsApp.
Contato Via

Qual a madeira usada para fazer telhado? Veja 6 tipos que fazem sucesso

Publicado em 11 de março de 2024

Existem diversas opções de madeira para telhado disponíveis no mercado, com grande variação de preço e características. Veja um resumo sobre elas:

1- Cambará
Quando falamos sobre madeira para telhado, a cambará é uma das opções mais usadas no Brasil, e não é à toa. Além de ser bastante resistente à água e climas úmidos, ela também tem uma resistência moderada a ação de pragas. Sua textura é grossa e apresenta um aspecto fibroso.

2- Peroba Rosa
A Peroba Rosa é uma madeira para telhado usada há muitos séculos por apresentar resistência e um excelente acabamento. Ela costuma ser indicada para projetos sem laje, em que o telhado de madeira fica exposto na parte interior da casa. Devido o alto valor e até mesmo certa dificuldade para ser encontrada, essa madeira para telhado tem sido substituída por outras opções.

3- Garapeira
Está em busca de uma madeira para telhado resistente e com valor intermediário? Então, a Garapeira é uma opção que deve ser considerada. Ela é fácil de ser trabalhada e também fica excelente em forros, devido seu acabamento de alta qualidade.

4- Maçaranduba
Vamos falar de madeira para telhado colonial? Nesse quesito, a maçaranduba ganha destaque. Ela tem alta durabilidade quando exposta aos efeitos do tempo e também ao ataque de insetos (como cupins). É amplamente usada na produção de elementos de madeira de telhado como caibros, terças, ripas, etc.

5- Itaúba
A Itaúba é excelente para a criação de viga de madeira para telhado, caibros, ripas, entre outros elementos da estrutura. Ela se destaca pela sua alta resistência mecânica e também durabilidade. Como a Itaúba é uma madeira bem dura, traz até certa dificuldade para serrar, mas é fácil de aplainar e cria um ótimo acabamento.

6- Guajará
É uma opção de madeira para telhado bastante leve e flexível, sendo bastante utilizada para a fabricação de ripas de madeira. Todavia perde um pouco na estética, pois apresenta um padrão de vincos bem comum e simples.

 

Fonte: laranjalmadeiras.com.br.