Entre em contato através do nosso WhatsApp.
Contato Via

Tudo a boiserie, grande tendência da decoração

Publicado em 19 de julho de 2023

Quer dar um up na decoração da sua casa, mas sem precisar de muita reforma? Uma dica é apostar em uma nova pintura, itens decorativos ou até mesmo trocar os móveis. Se você quer um ambiente diferenciado e gosta do estilo clássico, saiba que a boiserie é um elemento que vai dar um ar muito elegante e charmoso no cômodo, além de ser uma tendência de como aproveitar melhor as paredes da casa.

O que é boiserie?

Sala de jantar estilosa com boiserie na parede e móveis em madeira.
A boiserie é um detalhe que confere sofisticação e dá um toque clássico ao ambiente

Elemento clássico da decoração francesa no século XVIII, o boiserie é um mix de molduras que formam retângulos e/ou quadrados instalados nas paredes e buscam proporcionar mais sofisticação e destaque ao ambiente. Eles também são uma excelente opção se você que dar um up no ambiente e também mais volume, já que seu efeito é sobrepreposto na superfície.

Então, caso você esteja achando alguma parede da sua casa sem vida e que dar uma repaginada, o boiserie acaba sendo uma opção charmosa e ao mesmo tempo ousada. Tradicionalmente, eles são construídos em madeira, mas acabou se tornando uma grande tendência de decoração e, hoje em dia, são supermodernos e podem ser feitos em diferentes materiais como: o gesso, plástico, fitas já prontas etc. Cabe a você a escolha daquele que mais harmoniza com o estilo da sua casa, levando-se em conta a qualidade de acabamento proporcionado e o custo para se adquirir.

Tipos de boiserie

Quarto de casal com parede de boiserie, quadros, cabeceira cinza e muito estilo.
Boiserie de madeira exige mais cuidados para conservação

Boiserie de Madeira

Sem dúvidas a versão mais clássica , ainda é o boiserie de madeira feito originalmente em carpintarias especializadas. No entanto, a boiserie tem sido trazida para as casas e estilo de arquitetura mais modernas, fazendo com que elas possam ser construídas em diversos materiais: a madeira, como os modelos tradicionais, o gesso, plástico, fitas já prontas etc. Cabe a você a escolha daquele estilo que mais te agrada, levando-se em conta a qualidade de acabamento proporcionado e o custo para se adquirir.

Boiserie de Gesso

O boiserie de gesso é uma alternativa mais elegante e clean para utilizar na decoração da sua casa e um dos materiais queridinhos para reproduzir essa tendência. Então, se você prefere um estilo mais minimalista ou com tons neutros, esse material é o ideal.

Além disso, o gesso tem um preço mais acessível em relação a madeira e você pode conseguir um acabamento único e muito bonita. Ah, lembre-se de lixar a parede para que a textura do material neutralize na parede, ok? Assim, parece que aquela moldura já foi feita para a superfície desde o inicio.

Boiserie de Plástico

Caso você queira criar uma parede de boiserie em ambientes úmidos como o banheiro por exemplo, nossa recomendação é que aposte no plástico como material. Isso porque ele não absorve umidade e, dessa forma, evita que sua decoração se estrague com o passar do tempo. Utilize uma supercola ou até mesmo com fita dupla face para fazer a instalação.

Mais um ponto positivo é em relação ao custo-benefício e sua fácil instalação, já que você mesmo pode fazer de forma simples e prática.

Boiserie de Poliuretano

O boiserie de poliuretano é um dos materiais preferidos atualmente para criar esse elemento decorativo. Isso porque a sua instalação é supersimples e também não acumula quase nada de pó e sujeira. Além disso, ele é bastante versátil podendo ser aplicado tanto em ambientes secos (e quentes) como úmidos. Outro benefício é em relação ao preço, é uma opção bastante em conta para quem não quer investir muito na parede com boiserie.

Como utilizar boiserie na decoração?

Decoração de quarto clássica em tons neutros.
Boiserie no quarto confere elegância e destaca a parede

Agora que você já sabe o que é e quais os principais tipos de boiserie, separamos algumas dicas para você utilizar como aliado na sua decoração. Confira:

  • Entenda se o seu estilo de decoração vai combinar com o boiserie;
  • Se for utilizar no quarto, faça uma meia parede com boiserie e a outra metade a cabeceira;
  • Aposte em quadros para compor a parede de boiserie;
  • Dependendo da altura do pé direito da sua casa, o boiserie pode acabar achatando o visual, então dê atenção a esse detalhe!
  • Normalmente são pintados com o mesmo tom da parede e ficam “invisíveis”, sendo apenas um toque a mais para levar mais textura e profundidade ao ambiente;
  • Tinta acrílica e massa corrida podem ajudar no acabamento para a sua parede de boiserie.

Fonte: meulugar.quintoandar.com.br